quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Viva a literatura amapaense presente na 1ª Feira do Livro do Amapá




O Governo do Estado do Amapá (GEA) apresentou ao público amapaense nesta terça-feira, 30, o Corredor Literário, o ponto alto da I Feira do Livro do Amapá (Flap), que ocorrerá no período de 3 a 6 de novembro.

O objetivo do evento é mostrar ao público amapaense como funcionará a I Feira de Livro e assim promover a divulgação dos escritores por meio da literatura. O público se deparou com estátuas vivas em frente à biblioteca, banners de escritores e livros de artistas literários amapaenses.

Corredor Literário: público se deparou com estátuas vivas em frente à biblioteca, banners de escritores e livros de artistas literários amapaenses

Com um público formado por estudantes, escritores, atores e amantes em geral da literatura amapaense, a programação iniciou na Biblioteca Pública e no embalo de poesias e ao som de batuque e marabaixo, o Corredor Literário seguiu em cortejo por diversos lugares, como Teatro das Bacabeiras, Museu Joaquim Caetano Silva e Escola de Administração Pública (EAP). O circuito foi conduzido por atores declamando poesias, batuque e marabaixo, cultura e literatura num só espaço.



 Informações: Crisler Samara/EAP
 Mais informações no blog do meu amigo Elton Tavares: http://eltonvaletavares.blogspot.com.br/ 



Corredor Literário

Eu estive lá no corredor literário depois que me libertei do trabalho, rs... postei aí umas fotinhas...






 Minha amiga Chris Sayori ao lado do meu painel. Adoro estar fazendo parte desta história!

 
 Meus amigos lindos do meu coração me dando uma moralzinha.



Que fofos! rs

Parabéns à literatura amapaense! 0/


de 03 a 06 de novembro................>> não vá esquecer, hein?!

Acesse: www.agenciaamapa/site/flap e saiba mais sobre a programação do evento.




segunda-feira, 29 de outubro de 2012

poema desta hora...



Vou te vi

Amanhã vou te vi
Correndo para te encontraria
Chegarei e te abraçava.
Me esperarias que apareço na hora marcada,
Pois ando morria de saudade,
Por tanto que pensarei na semana que passou.
Sinto uma vontade imensa de te falava.

Já tivemos a eternidade,
Hoje não mais nos conjugamos no tempo.

Paulo Sotter

Dia Internacional da Animação e aniversário do Cineclube Elias Trajano


 Ontém,  28 de outubro, comemorou-se o Dia Internacional da Animação com  mostras de animações por mais de 30 países, incluindo o Brasil. 

Da região norte, o estado do Amapá  foi o que contemplou um maior número de localidades, alcançando este ano, nove Municípios e um Distrito. 

Este alcance tem gerado frutos por onde passa. Um exemplo disso é o cineclube Elias Trajano, que completou um ano de existência no domingo. O cineclube funciona na Escola Estadual Elias Trajano, no município de Porto Grande. Segundo a diretora daquela instituição, o espaço era apenas um projeto que não saía do papel até que ganhou corpo com a primeira participação da escola no DIA de 2011.

 Aqui, a diretora Adriana com as suas pupilas. Estudantes do ensino médio, voluntárias no cineclube.

A galerinha de olho nas animações do DIA.

 

 Vida longa ao Cineclube Elias Trajano!
Vida eterna ao Dia Internacional da Animação!! o/




Por Mary Paes


Mais informações no blog do MIS AP http://museudaimagemedosom.blogspot.com

Banda Velho Johnny no Projeto Botequim desta terça


A banda de rock Velho Johnny Castro se apresenta amanhã (30), no Projeto Botequim do Sesc Centro. O grupo iniciou suas atividades no final de 2008. A formação conta com Douglas Benitez (bateria), Erick Jeronimo (guitarra), Rodrigo Santos (vocal), Rosinaldo Jeronimo (contra-baixo). 

Segundo eles, desde o início, o objetivo foi o trabalho autoral. Hoje, apesar das influências, a banda possui um estilo diferenciado sempre buscando fazer um trabalho de qualidade. A proposta é apresentar um som de qualidade, com músicas próprias baseadas no rock alternativo e pós-punk inglês, além de covers de bandas como Interpol, The Smiths, New Order, Joy Division, Pink Floyd entre outras. 

Serviço: 
Show da banda Velho  Johnny
Data: 30/10/12 (amanhã)
Local: Sesc Centro, localizado na Avenida Pe. Júlio Maria Lombardi, esquina com a Rua General Rondon.
Hora: 21h. 
Entrada: Franca. 

Elton Tavares
 

sábado, 27 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Feliz aniversário para mim!!! rs... \o/

foto: Lukas Aguiar

Hoje é um dia especial pra mim!!

"Decidi não contar os dias. Aprendi a vivê-los!"

Mary Paes Santana

Coletivo AP Quadrinhos lança revista Mixtureba Comix nº 2


A capa da Mixtureba Comix n. 2 é assinada por Roberth Santos

Já está tudo pronto para o lançamento da segunda edição da revista Mixtureba Comix. Nossos heróis continuam firmes no propósito de mostrar que é possível sim, produzir quadrinhos no estado do Amapá.

O lançamentoda Mixtureba Comix nº 2 acontece no auditório do MIS AP, na próxima quarta-feira, 31 de outubro, a partir das 16h.  É uma ótima oportunidade para a interação dos artistas deste segmento e o público leitor.

William Costa, conhecido como “o presidente” do Coletivo AP Quadrinhos, e um dos principais incentivadores na produção da revista, ressalta que esta segunda edição, em comparação com a primeira, está melhor elaborada.  Os roteiros, assim como os traços dos autores ganharam muito em qualidade.

O Coletivo AP Quadrinhos reúne quadrinhistas que buscam divulgar, incentivar e produzir quadrinhos no estado do Amapá. O espaço do Coletivo está aberto a quem quiser chegar e somar com essa galera.

Os encontros acontecem quinzenalmente, às sextas –feiras, 18h30, no auditório do MIS AP, no 2º piso do Teatro das Bacabeiras.



 Confira a programação de lançamento:

31.10.2012 – Quarta-feira

9h00 as 17h00 - Coletiva de Imprensa;
18h00 - exibição do filme "Batman - ano um"
19h15 - mesa de apresentação
- cerimonial / lançamento
20h00 - voz e violão

Sessão de Autógrafos

Entrada Franca!!!



Por Mary Paes
Assessora de imprensa Coletivo AP Quadrinhos
Fones: 96 9179 4950 / 8128 5712

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Curso Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica




 O Centro Audiovisual Norte-Nordeste traz ao Amapá o “Curso de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica”. O evento acontece nos dias 05 a 09 de novembro no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-AP), localizado no segundo piso do Teatro das Bacabeiras, pela manhã e tarde, de 09h às 12h e das 14h às 18h.
O curso será ministrado pelo preparador de elencos de filmes Christian Duurvoort, que trabalhou nos filmes “Ensaio sobre a Cegueira”, “Xingu”,“Capitães de Areia”, “Cidade dos Homens” e o “Banheiro do Papa”. Neste curso, Duurvoort utiliza seu método Ator Imaginário, que prioriza a ação como modo de acessar a emoção e o pensamento, com o objetivo de desenvolver uma qualidade de atuação rica em imagens.
As inscrições iniciam nesta terça-feira, 23 e, se estendem até o dia 31 de outubro no Museu da Imagem e do Som e na Casa Fora do Eixo Amapá, no horário de 09 às 17h. Serão ofertadas 20 vagas. O público alvo são diretores, atores, alunos e professores de cinema.
O Curso de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura e Fundação Joaquim Nabuco. Apoio Governo do Estado do Amapá, Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metregistas do Amapá (ABeC-AP), Secretaria de Estado da Cultura (SECULT),  Casa Fora do Eixo Amapá e Museu da Imagem e do Som (MIS-AP).
Sobre o CANNE
O Centro Audiovisual Norte-Nordeste - Canne foi implantado em 2008 com o objetivo de criar um espaço para oferta de bens de produção cinematográfica, bem como um núcleo de qualificação profissional na área do audiovisual, graças a uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco / Ministério da Educação (Fundaj/MEC) e a Secretaria do Audiovisual / Ministério da Cultura (SAv/MinC). É sediado no Recife (PE) integrado na Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, instituição pública federal criada em 1949 e que já atua há mais de 40 anos no fomento, exibição, acervo, produção e reflexão sobre o audiovisual. Com o Canne, a Fundaj alia sua vocação histórica de entidade fomentadora da cultura e educação aos programas de expansão da economia do audiovisual implantados pelo MinC para reforçar a emergente cinematografia regional.

O Canne desenvolve suas atividades sob a coordenação do CTAv Nacional, que funciona no Rio de Janeiro, operando ações técnicas da SAv/MinC nas áreas de fomento, formação, difusão e memória do audiovisual brasileiro. Juntos, o Canne e o CTAv contribuem para implementar a política de descentralização e regionalização do Governo Federal.
Serviço
Período de inscrições:
23 a 31/10
Local de Inscrições:
Museu da Imagem e do Som, segundo piso do Teatro das Bacabeiras
Casa Fora do Eixo Amapá – Avenida Henrique Galúcio, 655 – Centro
Horário:
09 às 17h
Inscrições gratuitas

FONTE: http://museudaimagemedosom.blogspot.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dia Internacional da Animação 2012


O Dia Internacional da Animação (DIA) chega a sua décima primeira edição e neste ano, no Amapá será comemorado em dez municípios. São eles: Santana, Macapá, Amapá, Distrito Rio Ipixuna Miranda, Porto Grande, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Oiapoque e Mazagão.

O objetivo do DIA é fomentar o audiovisual no país, incentivar a produção de animações e exibir aos mais diversos lugares do país e do mundo.

O evento é transmitido simultaneamente em todo o país e no mundo, no dia 28 de outubro; dia oficial da animação. Serão exibidos curtas-metragens de desenhos nacionais e internacionais.

Um dos diferenciais do Dia Internacional da Animação são as exibições para deficientes auditivos e deficientes visuais, que acontecerão no dia 27 de outubro, às 18h.

Às 18h do dia 28 de outubro, será a exibida a Mostra Infantil e às 19h30 será a abertura oficial.

Na capital, Macapá o DIA acontecerá no Museu da Imagem e do Som, localizado no 2º piso do Teatro das Bacabeiras.


O DIA

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.

Veja a programação completa aqui

fonte: http://www.diamapa.blogspot.com.br/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Programação do Dia Internacional da Animação nos Municípios do Amapá

 2012

Este ano o DIA alcança um maior número de municípios no Amapá. Sem dúvida será um grande acontecimento para o segmento audiovisual no nosso Estado. Confira a programação! 

TARTARUGALZINHO

 Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min.
Local do evento: Escola Reisalina Ferreira Tomaz
Endereço: Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, s/n, Centro
Mini-curso: Como utilizar o áudio-visual numa perspectiva pedagógica
*Público alvo: professores e membros do corpo docente de escolas da comunidade. Data e horário: 26 de outubro de 2012 das 15h às 17h30
Mostras paralelas deficientes visuais e auditivos :
Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 09h
Lançamento da coletânea de filme FIM 2010 Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 16h
Mostra infantil: Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 16h30 Local: Escola Reisalina Ferreira Tomaz Endereço: Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, s/n, Centro
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Elenilda Silva de Moraes
Contato do Coordenador Local: leneunifap2009@hotmail.com ou (096) 9125-7248.


SERRA DO NAVIO

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min.
Local do evento: Praça Cívica
Endereço: Rua A 3, 1 Vila Intermediária

Mostras Paralelas (infantil, deficientes auditivos e visuais)
Data: 28 de outubro de 2012 das 18h às 19h  Local: Praça Cívica Endereço: Rua A 3, 1 Vila Intermediária.

Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Maksuel Martins Souza
Contato do Coordenador Local: amatribo@hotmail.com ou 96-8126-6014 / 8128-5712

SANTANA

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min.
Local do evento: Casa da Juventude – Caju
Endereço: Rua Euclides Rodrigues s/n, Centro
Mostras Deficientes Visuais e Auditivas: Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 15h
Lançamento da coletânea de filme FIM 2010: Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 16h
Mostra Infantil: Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 16h30 Local: Casa da Juventude – Caju Endereço: Rua Euclides Rodrigues s/n, Centro
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Willian Gonçalves da Costa
Contato do Coordenador Local: willian.costa.14@hotmail.com ou (96) 8135-1423

PORTO GRANDE

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min
Local do evento: Cine Clube Elias Trajano na Escola Estadual Elias Trajano
Endereço: Rua Bela Vista nº 631 / Bairro Aeroporto
Mostras paralelas: Infantil, Nacional, Internacional e Paulista
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Carla Priscila Antunes dos Santos e Adriana Cristina Furtado da Silva Idalino
Contato do Coordenador Local: mofinhoo@hotmail.com, adrianaidalino@gmail.com ou (96)81150976 (Carla) e (96)91417825 (Adriana)

                                                OIAPOQUE

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min
Local do evento: Unidade Operacional SESC Ler
Endereço: Loteamento Parque Tumucumaque, quadra 1822
Mostras paralelas: Infantil, Nacional, Internacional e Paulista
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: DENISE COSTA BARBOSA
Contato do Coordenador Local: denise-mcp@hotmal.com ou 96 81180978

MAZAGÃO

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min
Local do evento: Unidade Operacional SESC Ler – MINC
Endereço: Rua Veiga Cabral, 1400 / Bairro Olaria
Mostras paralelas: Infantil, Nacional, Internacional e Paulista
Oficina de animação – Stop Motion: Data e horário: 27 de outubro de 2012 das 14h às 16h
Abertura do 9º Festival Imagem-movimento FIM – Exibição de curtas: Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 18h
Mostra Infantil:
Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 19h30
Mostras Deficientes Visuais e Auditivos: Data: 28 de outubro de 2012 das 18h às19h20 Local:Unidade Operacional SESC Ler – MINC Endereço: Rua Veiga Cabral, 1400 / Bairro Olaria.
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Suzany Rodrigues e Karina Nymara
Contato do Coordenador Local: suzany.rodrigues@yahoo.com.br ou (96) 321770-85 (96) 9143-1700

MACAPÁ

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min
Local do evento: Auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS-AP
Endereço: Rua Candido Mendes, 368 / Centro
Mostras paralelas: Infantil, Nacional, Internacional e Paulista
Mostra Deficientes Auditivos e Visuais: Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 18h.
Mostra Infantil: Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 18h Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som – MIS-AP Endereço: Rua Candido Mendes, 368 / Centro
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Augusto Pessoa do Rego LobO
Contato do Coordenador Local: rede@imagemovimento.org ou (96)-8106-7993.

LARANJAL DO JARI

Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min
Local do evento: Unidade Operacional SESC Ler – Minc
Endereço: Av. Tancredo Neves, s/n, Loteamento Cajari
Mostras paralelas: Infantil, Nacional Internacional e Paulista

Oficina de animação:
*Público alvo: crianças de 08 aos 12 anos
Data e horário: 27 de outubro de 2012 das 14h às 18h-

Mostra Deficientes Visuais e Auditivos: Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 19h

Mostra Infantil: Data e horário: 28 de outubro de 2012 às 16h30 Local: Unidade Operacional SESC Ler – Minc Endereço: Av. Tancredo Neves, s/n, Loteamento Cajari

Maiores Informações

Nome do Coordenador Local: Denise Costa Barbosa
Contato do Coordenador Local: denise-mcp@hotmal.com ou 96 81180978

DISTRITO RIO IPIXUNA MIRANDA


Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min.
Local do evento: Sede dos Moradores
Endereço: Foz do Rio Ipixuna Miranda, s/nº e Sem Bairro
Maiores Informações:
Nome do Coordenador Local: Luan de Souza Macedo
Contato do Coordenador Local: duan_ap@hotmail.com ou 96 32220166, 96 81426941

 AMAPÁ


Data e horário da mostra oficial: 28 de outubro de 2012 às 19h:30min.
Local do evento: Unidade Sesc Ler – Amapá/AP
Endereço: Rua Guarani nº 01 / Bairro Sete Mangueiras

Maiores Informações:

Oficina de animação – Stop Motion:
Data e horário: 27 de outubro de 2012 das 14h às 16h.
Abertura do 9º Festival Imagem-movimento FIM – Exibição de curtas do Festival:
Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 18h.

Mostra Infantil:
Data e horário: 27 de outubro de 2012 às 19h30.

Mostras Deficientes Visuais e Auditivos:
Data e horário: 28 de outubro de 2012 das 18h às 19h Local: Unidade Sesc Ler – Amapá/AP Endereço: Rua Guarani nº 01 / Bairro Sete Mangueiras.

Nome do Coordenador Local: Suanne Souza da Silva
Contato do Coordenador Local: su.anne.souza@hotmail.com ou 91988169 / 91161488


  


 

confira a programação do DIA em todo o Brasil no





terça-feira, 9 de outubro de 2012

Programação do IV Colóquio de Fotografia

clique na imagem para ampliar




A fotografia é uma arte que está intimamente presente em nosso cotidiano seja através de nossos álbuns de família, seja em nossos álbuns virtuais, a imagem fotográfica traz consigo uma infinidade de possibilidades de usos.

Essa relevância toda da imagem fotográfica motivou a organização do I Colóquio Amapaense de Fotografia, realizado em 2009, como forma de destacar o Dia Internacional da Fotografia e provocar um debate ampliado sobre o fazer e o pensar fotográfico no estado do Amapá.

O evento mostrou sua pertinência e ganhou várias adesões. A partir dele, ficou evidente que existe um público ávido por fotografia no estado, nas mais diferentes formas de expressão e debate que essa linguagem enseja.


Nas edições seguintes, o evento foi ampliado, fortaleceu parcerias, derivou grupos com ações sistemáticas e, aos poucos, vem alcançando seus objetivos. Dentre estes, podemos incluir a promoção da arte fotográfica como uma forte vertente da cultura amapaense.

Eis que chegamos à 4ª edição deste evento empenhados em fortalecer o fazer fotográfico no estado, aglutinando agentes, mapeando as produções e pesando coletivamente seus caminhos no Amapá.


Clique aqui para se inscrever gratuitamente no evento.


Programação do IV Colóquio Amapaense de Fotografia

Realização: Museu da Imagem e do Som (GEA/SECULT),

SESC-AP, Fotógrafos Anônimos


13/10 (sábado):
4h da manhã
Excursão fotográfica na Ilha de Santana
Investimento: R$ 35,00

Inscrições: Museu da Imagem e do Som

15 a 18/10 (de segunda à quinta):

9 às 11h
Curso Básico de Fotografia

Inscrições gratuitas: Blog doMIS-AP

Instrutor: Aog Rocha (PA)

15/10 (segunda)

18h30min

Exibição do Filme Nascidos em Bordéis

Local: Auditório do MIS

20h
Mesa de Abertura do IV Colóquio Amapaense de Fotografia
Local: Auditório do MIS

20h30min


Mostra de Portfólio do fotógrafo Amilton Matsunaga


Local: Auditório do MIS

16/10 (terça)

18h30min
Exibição do Filme Câmera Viajante
Local: Auditório do MIS

20h
Mostra de portfólio do fotógrafo Fábio Vila Nova
Local: Auditório do MIS

17/10 (quarta)
18h30mim
Exibição do Filme Janela da Alma
Local: Auditório do MIS


20h
Vivências fotográficas:
- Fotografia na educação;
- Fotografia de eventos;
- Fotojornalismo;
Local: Auditório do MIS


18/10 (quinta)

18h30min

Mostra de Portfólio do fotógrafo Maksuel Martins

Local: Sala de Cinema Charles Chaplin – Sesc Araxá

20h
Abertura da Exposição Coletiva “Ilha de Santana”

Local: Galeria Antônio Munhoz – Sesc Araxá


19 e 20/10 (sexta e sábado)
De 8 às 12h e de 14 às 18h

Workshop de Fotografia Experimental

Instrutora: Flávia Mutran (PA)

Local: Auditório do MIS

Investimento: R$ 15,00

Inscrições: Central de Atendimento do Sesc Araxá

19/10 (sexta)

15 às 18h

Leitura de Portfólio

Local: MIS


18h30min

Mostra de portfólio do fotógrafo Edinei Campos

Local: Auditório do MIS


20h

Mesa redonda: Percursos da Antropologia Visual

Local: Auditório do MIS

20/10 (sábado)


15 às 18h
Leitura de Portfólio
Local: MIS


18h30min


Vivências fotográficas:


- De jipe para o Suriname;


- De bicicleta para o Oiapoque;


- Fotografando a Pororoca;


20h


Mesa redonda: Panorama da Fotografia no Amapá


21h


Coquetel de encerramento do evento

· Excursão fotográfica:


Momento destinado ao exercício da prática fotográfica em uma realidade geográfica específica: Ilha de Santana. As imagens produzidas resultarão numa exposição a ser apresentada durante o Colóquio. Para participar da excursão os interessados devem fazer sua inscrição no Museu da Imagem e do Som em formulário próprio e fazer o investimento de R$ 35,00.

· Workshop de fotografia experimental:


Buscará trabalhar possibilidades não convencionais de uso da fotografia. Para se inscrever no curso os interessados deverão fazer o investimento de R$ 10,00 (comerciários e dependentes) ou R$ 15,00 (usuários/não comerciários). As inscrições devem ser efetuadas na Central de Atendimentos do SESC Araxá, em horário comercial.

· Curso Básico de Fotografia:

Apresentará aos interessados noções básicas a respeito das técnicas fotográficas é, portanto, uma oportunidade de formação para fotógrafos iniciantes.

· Mostras de filmes:

Os filmes selecionados para esses momentos tratarão de temas relacionados à fotografia e seus desdobramentos. Após as sessões acontecerão debates entre os presentes sobre a obra exibida.

· Mostras de portfólio:

Fotógrafos atuantes no Amapá apresentarão seu trabalho fotográfico ao público destacando seu processo criativo, técnicas e sua visão geral da linguagem fotográfica.



· Leitura de portfólio:


Equipe de fotógrafos experientes irá avaliar/orientar portfólios de fotógrafos iniciantes, dando-lhes dicas técnicas, estéticas e conceituais com vistas ao aprimoramento e troca de experiência entre esses dois grupos e perfis de fotógrafos.

· Mesas temáticas:


Elas buscarão gerar debates aprofundados sobre os temas nos quais se pautam. As mesas serão compostas por, pelo menos, três palestrantes especialistas nas temáticas de antropologia visual e na fotografia amapaense.

· Vivências Fotográficas:


Espaço em que fotógrafos e outros profissionais da área compartilharão com o público diferentes experiências estabelecidas a partir de uma relação com o universo fotográfico. Educação, fotojornalismo, e aventuras vividas em prol da captura fotográfica serão algumas das abordagens apresentadas.



para inscrições e mais informações: www.museudaimagemedosom.blogspot.com





Clube de Cinema apresenta Kalifornia





KALIFORNIA


Brian Kessler (David Duchovny) e Carrie Laughlin (Michelle Forbes) decidem viajar até a Califórnia e fotografar lugares ligados a serial killers. Mas, por estarem com pouco dinheiro, põem um anúncio propondo a um casal dividir as despesas. Só respondem ao anúncio Adele Corners (Juliette Lewis), uma jovem submissa, e Early Grayce (Brad Pitt), um assassino psicopata, que transformará a viagem em um terror crescente.



DATA: 13 de outubro
HORA: 18h30
LOCAL: Auditório do MIS, segundo piso do Teatro das Bacabeiras
ENTRADA FRANCA




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Retratos de uma obsessão no fotoclube




Sinopse

Seymour Parrish (Robin Williams) é um solitário funcionário de uma loja de revelação de fotos em 1 hora. É no local em que trabalha que a família Yorkin sempre revela suas fotos, sendo que com o passar dos meses Seymour desenvolve uma estranha obsessão com a família e suas fotos.


Exibição do filme e debate

06.10.12

16h

2º Piso do Teatro das Bacabeiras

ENTRADA GRÁTIS


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sarau da Primavera 6ª Primavera dos Museus



Nada melhor que um Sarau para encerrar com chave de ouro a 6ª Primavera dos Museus do MIS AP.
Venha brindar às belas palavras e às canções! 



Coletivo AP Quadrinhos apresenta Oficina de Mangá




2º Salão Nacional de Arte Fotográfica São Caetano do Sul



Inscrições de 04 de setembro de 2012 a 15 de outubro de 2012
Máximo de 4 fotos por autor
Tema: Cena Urbana
Julgamento Popular de 17 de outubro de 2012 a 06 de novembro de 2012
Julgamento Técnico e Classificatório no dia 10 de novembro de 2012
Abertura ao público: 24 de novembro de 2012
Premiação dos selecionados: 24 de novembro de 2012, às 10 horas
Local: Espaço Cultural Atende Fácil de São Caetano do Sul
Informações:

REGULAMENTO
1 - O CONCURSO
2º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul (SECULT) e do Fotoclube ABCclick, com o apoio da Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), fazendo assim parte do Calendário Cultural do Município de São Caetano do Sul e da 4ª Semana de Fotografia de São Caetano do Sul.
Destina-se a estimular o interesse pela fotografia, em todas as suas formas, seja ela digital ou analógica. Tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional e internacional, via Internet.
2 - PARTICIPAÇÃO
O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade, sócios de fotoclubes afiliados da Confederação Brasileira de Fotografia, ou a outras entidades ou sem nenhuma filiação, participando como convidado.
A participação no presente concurso caracteriza por si a aceitação por parte do participante de todos os termos e condições deste regulamento.
3 - TEMA E CATEGORIA
Podem ser inscritas fotografias em duas categorias no 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul:
  • Fotógrafos afiliados a Fotoclubes Brasileiros e à Confoto
  • Fotógrafos profissionais e amadores sem afiliação
Em ambas as categorias o tema é Cena Urbana. Cena urbana é qualquer paisagem ou imagem caracterizada por uma intervenção humana, seja ela direta ou indireta. Por exemplo, um close de uma coruja não é uma cena urbana, mas a imagem de uma coruja em cima de um mourão de uma cerca é uma cena urbana.

As fotografias podem ser realizadas de forma digital ou em filme. Ajustes digitais são permitidos, como alteração de brilho, contraste, densidade, gama e outros. Manipulações digitais complexas podem ser apresentadas, mas ficará a critério do Júri Técnico a aceitação ou não da arte na imagem.
A organização se reserva ao direito de recusar fotos que contenham imagens obscenas e/ou pornográficas, que façam apologia à pedofilia, ao crime, ao uso e defesa de drogas, ao racismo, ao nazi-facismo e qualquer forma de discriminação étnica, sexual ou religiosa, difamação, ofensa ou calúnia, enfim, tudo aquilo que contrarie à legislação vigente.
As decisões da Comissão Organizadora serão soberanas e irrecorríveis.

4 - INSCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÕES
A inscrição será totalmente gratuita e cada participante poderá concorrer com até 4 (quatro) fotografias, independente da categoria, que deverão ser inscritas unicamente pela Internet.
As inscrições serão aceitas exclusivamente pelo site do Fotoclube ABCclick, em página específica para esse fim, na URL: www.abcclick.com.br/2salao
Os arquivos deverão ser em formato exclusivamente JPG - RGB, de tamanho de arquivamento máximo de 5 MB (megabyte).

Devido aos diversos formatos de sensores digitais ou recortes pós-processados, as imagens devem ter seu lado maior com 3000 pixels, e o lado menor proporcional ao formato original ou ao corte que o fotógrafo idealizou.
A responsabilidade de utilização de imagens de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais, cabe inteira e exclusivamente aos fotógrafos participantes.

O autor da foto se responsabiliza em ter em seu poder o respectivo documento que autoriza o uso do Direito de Imagem de pessoas retratadas em close ou destaque, quando as mesmas possam ser identificadas. Cenas em ambiente público, com diversas pessoas, sem destaque a alguma, podem ser inscritas, já que não caracteriza um foco determinado.

Os autores, ao enviar as fotos para o julgamento popular e técnico, autorizam a utilização de suas imagens na exposição do 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul e de demais que porventura venham a acontecer, além da divulgação de suas obras na mídia, sites dos organizadores e apoiadores e catálogos digitais e impressos.

O candidato não pode ter parentesco de até 3º grau com membros da banca de avaliação. Os funcionários públicos da Secretaria Municipal de Cultura e todos os sócios e familiares do Fotoclube ABCclick poderão participar e votar no Júri Popular, conforme regras gerais.
Cada participante está ciente de que somente poderá enviar fotos de sua autoria, sendo expressamente proibido o envio de fotos cuja titularidade seja de terceiros.

Cada participante é responsável pelas fotos enviadas e deverá responder por eventuais utilizações indevidas da foto que inscreveu, não cabendo ao Fotoclube ABCclick, à Prefeitura de São Caetano do Sul ou à Confederação Brasileira de Fotografia nenhuma responsabilidade, tão pouco indenização, em virtude do envio das fotos ou de sua utilização.

O participante declara que é autor da imagem enviada para este concurso respondendo penal e civilmente por esta informação, isentando a comissão organizadora, seus patrocinadores e apoiadores de qualquer responsabilidade.

5 – JÚRI POPULAR e TÉCNICO
Todas as fotos inscritas serão colocadas para votação popular, pela internet, por um sistema próprio para esse fim, descrita essa dinâmica no site. O princípio do sistema é ter foto concorrendo contra foto, fazendo que cada pessoa inscrita para votar tenha que escolher as melhores fotos, não podendo pular etapas, ou seja, não poderá apenas votar em fotos pré-determinadas. A apresentação das fotos é feita aleatoriamente pelo sistema.

O participante que inscrever suas fotos não poderá votar em suas próprias imagens, sendo que o programa se encarrega de não mostrá-las quando ele se identifica no sistema.
As 120 (cento e vinte) fotos mais votadas pelo público da internet serão selecionadas para fazerem parte da classificação pelo Júri Técnico, sendo que as 80 (oitenta) melhores classificadas farão parte da Exposição Fotográfica do 2º Salão Nacional de Arte Fotográfica de São Caetano do Sul.

O Júri Técnico será composto por profissionais indicados pelo Fotoclube ABCclick e/ou por indicados pela Secretaria Municipal de Cultura, não ligadas a qualquer dos membros filiados à Confederação Brasileira de Fotografia, que farão uma pontuação individual de cada fotografia selecionada pelo Júri Popular, visando uma classificação das melhores imagens. As decisões do Júri são soberanas, não cabendo qualquer impugnação ou recurso.
Os critérios de avaliação e o valor de cada item são:
Qualidade Técnica – 0 a 5 pontos
Originalidade – 0 a 10 pontos
Criatividade – 0 a 20 pontos
O máximo de pontos que uma foto pode receber de cada jurado é de 35 pontos. Em caso de empate, a maior pontuação do item Criatividade determinará a foto vencedora. Em caso de novo empate, o item Originalidade será o determinante. Continuando o empate, o Júri definirá o desempate.
A pontuação das melhores fotos serão apresentadas no site do Fotoclube ABCclick em até 10 dias depois da premiação.

6 – PREMIAÇÃO
Em ambas as categorias serão premiadas com Medalhas as fotos classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. As obras classificadas da 4ª à 10ª de ambas as categorias receberão Medalhas de Honra ao Mérito e todos os participantes selecionados receberão “Certificados de Foto Selecionada”, por email, em arquivo PDF.
Os três (3) primeiros fotoclubes classificados pela soma dos pontos recebidos pelos seus respectivos associados participantes receberão certificados concedidos pelo Fotoclube ABCclick.
Poderão ser distribuídos prêmios em produtos fornecidos por empresas apoiadoras, que serão anunciados até um dia antes da data da premiação.

7 – DISPOSIÇÕES GERAIS
No ato da inscrição, o participante aceita, implicitamente, todas as disposições deste regulamento.
As fotos inscritas e selecionadas pela votação popular via internet, e classificadas pelo Júri Técnico entre as 80 melhores, serão ampliadas para a exposição e automaticamente doadas ao acervo da Fundação Pró-Memória e poderão ser expostas a qualquer momento, em futuras exposições da Fundação, sem fins lucrativos, sempre citando nome do autor.

A Organização reserva para si o direito de utilização das imagens para fins promocionais ou institucionais de novos concursos da Secretaria Municipal de Cultura de São Caetano do Sul e do Fotoclube ABCclick, sem ônus ou pagamento ao autor, mas citando sua autoria.

Mais Informações: www.abcclick.com.br/2salao

fonte: Portal Confoto

Prêmio Fotografia Syngenta


O tema explora a relação e as tensões entre os meios rurais e urbanos:

Mais de metade da população mundial vive em espaços urbanos.  Ainda áreas rurais fornecem o ar que respiramos, a água que bebemos, o alimento que comer.  Com a concorrência pela terra, recursos naturais e mão de obra cada vez maior, equilibrar essas tensões é crítica.

Na virada do  20º século, a população rural do urbano em desvantagem por 7-1 *. Desde então, tem havido uma rápida urbanização e em 2007, a população urbana mundial atravessou um divisor de águas e superou a rural. A ONU estima que até 2050, mais de 6 bilhões de pessoas, dois terços da humanidade, estarão vivendo em cidades. **

Como essas mudanças afetam os indivíduos e as comunidades em que vivem? Quais são as mudanças nos papéis que as pessoas jogam nesta paisagem mudando? Quais são as pressões sobre os recursos naturais? É esta relação simbiótica ou na competição e fazer as restrições ambientais da escassez de água e terra fértil limitado para sempre, coloca em causa a dinâmica rural-urbano?
Como os moradores urbanos obter mais longe de onde seu alimento é cultivado, não perdem de vista de como funciona a agricultura sustentável? É a relação de um morador da cidade com alimentos de acordo com seu homólogo rural? Se não, são exigências irrealistas sendo colocados os produtores de alimentos rurais?

Como é que esta sempre mudando impacto na paisagem de segurança alimentar global global?
As cidades precisam de água para as pessoas para beber e para apoiar os serviços sanitários. As zonas rurais precisam de água para plantar para alimentar as cidades em expansão. Há o suficiente para ambos?Qual o papel que a tecnologia vai jogar? Qual o papel que a sociedade vai permitir que a tecnologia para jogar?

Nos países desenvolvidos, comida barata e abundante tem sido dado. Não moradores urbanos realmente entender de onde vem sua comida, eles se importam?
O Prêmio Syngenta Fotografia convida todos os artistas e fotógrafos para interpretar essas questões e suas próprias relativas a estas questões no sentido mais amplo para estimular o diálogo sobre o nosso planeta em mudança através da fotografia.

+info: http://www3.syngenta.com/global/photo/en/home/pages/home.aspx

fonte:  http://confoto.art.br/confoto/concursos-mais-recentes/1334-premio-fotografia-syngenta-



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O que te faz sorrir


 Encontrei esse poeminha, de uma moça chamada Rê Franco, e achei bem a minha cara, então resolvi postar aqui. Espero que curtam como eu curti!


"Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você.
Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas, vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos, se realizam, ou não.
Os olhos se fecham um dia, pra sempre…
E o que importa você sabe, menina. É o quão isso te faz sorrir… E só."  

(Rê Franco http://rcfpensamentossoltos.blogspot.com.br/)

A Pele que Habito será exibido no Clube de Cinema




A PELE QUE HABITO

Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. Pai e filha vão juntos a um casamento, onde ela conhece Vicente (Jan Cornet). Eles vão até o jardim da mansão, onde Vicente a estupra. A situação gera um grande trauma em Norma, que passa a acreditar que seu pai a violentou, já que foi ele quem a encontrou desacordada. A partir de então Roberto elabora um plano para se vingar do estuprador.
 
 
DIA: 29/09/2012 (sábado).
HORA: 18h30.
LOCAL: Auditório do MIS, segundo piso do Teatro das Bacabeiras.
ENTRADA FRANCA

Fonte:http://fimdecinema.blogspot.com.br/2012/09/clube-de-cinema-apresenta-pele-que.html?spref=fb

terça-feira, 25 de setembro de 2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Concurso de fotografia Estrada Real - Imagens e Poesia




O Instituto Estrada Real e o SESI lançam o Concurso Estrada Real – Imagens e Poesia.
Vamos expressar a criatividade por meio da fotografia, do vídeo e da poesia, tendo a Estrada Real como tema.

As inscrições são gratuitas e vão de 03 de setembro a 22 de outubro.
Qualquer pessoa pode participar, tanto profissional, quanto amadores, não importa a idade.
Para mais informações, acesse edital e regulamentos disponíveis no site:

http://www.concursoestradareal.com.br/#fotografia

fonte: www.confoto.art.br



Concurso Fotográfico III Prêmio Transatlântico de Fotografia


O Ministério da Cultura e o Club Transatlântico apresentam 

III Prêmio Transatlântico de Fotografia 2012

O III Prêmio Transatlântico de Fotografia é voltado a todos os fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, profissionais ou amadores. Com o tema: "Verde na metrópole", o prêmio tem como objetivo registrar a interferência do verde nas metrópoles, uma vez que o concreto passa a ser hoje a paisagem natural das grandes cidades, enquanto o verde apresenta-se como o alienígena nesses espaços, além de estimular a interpretação livre e criativa, em uma série de 3 (três) fotografias, em seqüência.
Entre os projetos recebidos, a banca julgadora escolherão 6 (seis) projetos que irão compor a mostra fotográfica III Prêmio Transatlântico de Fotografia. A exposição ficará no Club Transatlântico no período de 29 de novembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013. Entre os finalistas serão escolhidos 3 (três) projetos que receberão prêmios em espécie. A premiação ocorrerá no vernissage de abertura da exposição e os finalistas deverão obrigatoriamente estar presentes. Casos omissos serão observados pela banca julgadora. As obras que irão compor a mostra fotográfica estarão à venda, com valores previamente estipulados e aprovados pela banca julgadora.

AVISO:

Todas as informações dos concursos, divulgados no portal da Confoto, são de inteira responsabilidade dos seus respectivos organizadores e patrocinadores.