O grupo poético Pena & pergaminho, sob a coordenação de Tiago Quingosta e Rodrigo Ferreira, entre outros jovens poetas, vem se destacando na cena literária amapaense. Mesmo antes de completar um ano de sua criação, o grupo já conta com inúmeras ações em seu portfolio.
Os encontros são compostos por momentos de puro êxtase lúdico, com o “fluxo de pensamento”, quando poetas são convidados a apresentar-se à frente, fechar os olhos e deixar fluir suas inspirações em voz alta, inspirando àqueles que ouvem, a escreverem o que lhes vêm à mente.
O grupo é bastante criativo e insere em suas programações, temas bem interessantes, como a decoração do ambiente de acordo com o que se comemora naquele mês. Por exemplo, este mês de fevereiro, o tema é carnaval. A decoração será voltada a esse tema, inclusive, os poetas são convidados, durante o mês anterior, a desenvolverem poemas sobre o tema do mês em evidência, e postarem no grupo criado no facebook.
Além dessas inovações, um dos pontos altos da programação dos encontros, é o Pergaminoso do Mês. A história começa com cada poeta presente em qualquer um dos encontros, colocando seu nome na “caixa preta”. Em cada encontro é retirado um nome da caixa, e o poeta sorteado, se estiver presente, é o pergaminoso do mês.
Ser o pergaminoso do mês é uma honra, pois o poeta sorteado terá seu trabalho em evidência por todo aquele mês, no blog e no grupo Pena e Pergaminho. Também precisa estar preparado para a sabatina que virá no dia do Encontro.
Os poetas presentes têm o direito de fazer qualquer pergunta relacionada ao trabalho artístico do pergaminoso, que não poderá fugir de nenhuma delas.
Este mês a (des)sorteada é Mary Paes. Poeta amapaense de coração, pois é nascida em Mato Grosso do Sul, mas adotou o Amapá como o seu Estado de alma e coração.
Então... todos estão convidados a conhecer o Grupo Poético Pena e Pergaminho e saber um pouco mais sobre o trabalho da poeta e jornalista Mary Paes. Vamos?
By Mary Paes
um poeminha com o tema carnaval:
só gosto de carnaval na cama
dançando com meu bem
aquela marhinha bem gostosa
que vai... e vem...
Mary Paes
Mais informações: Pena e Pergaminho