sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Recital Líquida com a poeta Carla Nobre na I Mostra de Poesia Falada do Coletivo Juremas

Foto: Paulo Gil

A poeta Carla Nobre se apresentou com o recital Líquida, na I Mostra de Poesia Falada 
do Coletivo Juremas e Sesc Amapá. 

A  I Mostra de Poesia Falada aconteceu na quinta-feira, 1º de setembro, no Sesc Centro, com participações de poetas e músicos. 

Carla apresentou Líquida, um espetáculo de literatura onde a palavra tem destaque e busca traduzir o universo feminino por meio de temáticas como o empoderamento, o amor e as crises existenciais. Esse trabalho traz ainda a referência potente de uma mulher que se inspira e respira na/pela Amazônia. Neste trabalho, a poeta Carla Nobre traz para a cena a palavra falada, rasgada e cantada.

Foto: Paulo Gil

Seus poemas são o fio condutor para refletir sobre a presença da mulher no mundo e, para isso, a poeta utiliza também a musicalidade através da guitarra, do violão e da percussão, conferindo potência máxima aos poemas, acompanhada dos músicos Edu Gomes, Ládio Gomes e Renato Gemaque. 

Foto: Paulo Gil

A poeta Mary Paes fez uma participação especial com poemas autorais no Recital Liquida e deu seu depoimento ao finalizar sua apresentação "É antes de tudo uma força propulsora pra nós, mulheres poetas, estarmos juntas na arte e compartilharmos nossas vozes, num evento como este.  Ressalto ainda, o talento e o companheirismo dos músicos, Ládio, Edu, Renato e Fernando Moura, que nos acompanham, trazendo a sonoridade perfeita a cada poema falado ou cantado". Mary Paes apresentou os poemas Sou Louca, Paranoia e Fim dos Tempos. Poemas dramáticos e com forte apelo social.

Líquida é um espetáculo necessário em nossa sociedade, pois nos coloca de frente com os sonhos e as angústias femininas e feministas. O Recital traz a leveza e a força só encontrada nas mulheres, por meio de poemas que falam de diversas fases da vida, que vão desde o primeiro amor, relações interpessoais, desejo e a força feminina. 

Assinam a direção do espetáculo Líquida,  Andreia Lopes e Pedro Stkls.


Fotos: Paulo Gil

Participaram da Mostra, Ana Anspach cantando e recitando poemas de seu  livro A Trilha do Mar, Hayam Chandra com o recital Canto aos Olhos Meus, Kassia Modesto, acompanhada do músico Anthony Barbosa, apresentou o recital Poesia Ao Pé do Ouvido, e o poeta e músico Ricardo Iraguany  participou com o recital  A Barca do Iraguany. 

O evento foi uma realização do Coletivo Juremas e Arte da Pleta em parceria com o Sesc Amapá.