sexta-feira, 10 de março de 2023

"Mulher, arte e ciência" foi o tema do Sextou Poesia de março em celebração ao mês das mulheres e aniversário de fundação da Unifap

 

Artistas e público do evento. Foto: Mary Paes

O Sextou Poesia de março, foi realizado nesta sexta-feira (10), em  parceria com o Sextou Cultural,  no Show de Música Popular Amapaense da Rádio Universitária (Unifap) para comemorar o mês da mulher e o aniversário de 33 anos da Universidade. O  projeto trouxe o tema "Mulher, arte e ciência" evidenciando a luta Feminista e fazendo uma provocação sobre a carência de representatividade e valorização feminina  em espaços da arte e pesquisa científica.

O projeto é idealizado pelo Coletivo Juremas e do Arte da Pleta. Sobre esta  parceria,  a coordenadora Andreia Lopes comenta "O casamento do Coletivo Juremas  com o Arte da Pleta é  promissor.  Juntos desenvolvemos  projetos como o Sextou Poesia, O Boêmio e a Poesia entre outros,  com o intuito de garantir reverberação da arte e  cultura amapaense em diversos espaços populares e acadêmicos".



Poesia, música e performances foram as atrações do evento com os artistas Laura do Marabaixo,  Rudá Monteiro, Brenda Zeni, Nivito Guedes,  Amadeu Cavalcante,  Fineias e Fabíola Nelluty,  Ana Anspach,  Hayam Chandra,  Mary  Paes, Ricardo Iraguany, Brenda Zeni, Amadeu Cavalcante, Kassia Modesto, Pat Andrade e Piedade Videira, representando a Ciencia. 


Piedade Videira questionou a falta de mulheres ocupando espaços importantes nas altas esferas da educação e pesquisa. Foto: Mary Paes

Piedade é mestre e doutora em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Ela  falou de sua história e ressaltou a necessidade da Mulher negra ocupar mais espaços nas universidades, na política, e outras áreas onde hoje, a maioria das vagas  são ocupadas por homens brancos. "Vocês não se sentem incomodados ao se depararem com  essa realidade?" Indagou.

Mais sobre Piedade Lino Videira

É membro da Academia Amapaense de Letras do Estado do Amapá. É autora dos Livros: Marabaixo, Dança Afrodescendente: Significando a Identidade Étnica do Negro Amapaense. Fortaleza: Edições UFC, 2009, e Batuques, Folias e Ladainhas: A Cultura do Quilombo do Curiaú em Macapá e sua Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2012.

Sobre a Unifap

Universidade Federal do Amapá, fundada em 2 de março de 1990,  é uma instituição de ensino superior pública federal, situada no estado do Amapá. Sua sede está em Macapá, com campi em Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Mazagão, além de um campus em construção em Tartarugalzinho.

A universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação e cursos de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento, para milhares de alunos residentes  no estado.

Realização: Coletivo Juremas e Rádio Universitária (Unifap). Apoio: Quarta de Arte da Pleta, Sextou Cultural - Unifap, Governo do Amapá e Secretaria de Estado da Cultura (Secult - AP).