sexta-feira, 12 de maio de 2023

Ciclo do Marabaixo: Sábado e Domingo do Mastro marca a perpetuação da mais autêntica manifestação cultural do Amapá


Ritual de retirada do mastro envolve tradição e fé de homens e mulheres. Momento é marcado por cantos de  ladrões de marabaixo, dança, orações, gengibirra e queima de fogos


O Ciclo do Marabaixo continua no próximo sábado, 13 de maio. Neste dia acontece o grande momento ritualístico da retirada do mastro Espírito Santo, no Curiaú. A ocasião tem como marca a repetição do simbolismo que se refere aos mastros do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade.



O momento oferece para este manifesto secular uma sensação de representatividade, perpetuação e segurança de dever cumprido para todo legado histórico, não apenas por familiaridade, mas por promover um sentimento de coesão social. 

Representa e demonstra a ordem e a promessa de continuidade da história que se perpetua da maior e mais autêntica manifestação cultural do Estado do Amapá, o Marabaixo.


A Associação Cultural Raimundo Ladislau convida a sociedade para este momento, oportunizando a todos, vivenciar com as Associações que realizam o ciclo do Marabaixo, este grande ato.



Cronograma da programação0


Data: 13 de maio -  Sábado 

Local de saída do transporte: Centro Cultural Tia Biló no Laguinho

Horário de concentração: 8h

Horário de saída: 9h

Local da retirada: Quilombo do Curiaú 

Roda de Marabaixo e Almoço compartilhado: 12h ( Maloca da Tia Chiquinha )


Programação de Domingo do Mastro – 14 de maio

Horário: 9h Cortejo do Mastro pelos campos do Laguinho

Retorno às 11h30


Marabaixo do domingo do Mastro 

Início às 17h

Término à meia-noite


Imprensa (96)98138-5712