Amapá debate políticas públicas para o audiovisual
O 1º Seminário Amapaense de Audiovisual é um evento estratégico para o segmento no Amapá. Nele, serão discutidas as propostas do estado que serão levadas ao Fórum de Audiovisual da Amazônia Legal (FAAL), que acontecerá em julho de 2012, durante o Festival Guarnicê, no Maranhão. É muito importante a participação de todos os agentes do audiovisual local nesse debate e na elaboração de propostas que irão servir de base para a formulação de políticas públicas regionalizadas para o segmento.
Maksuel Martins - A ROSA
Para subsidiar esses debates a organização do evento irá disponibilizar textos base para cada um dos temas gerais que serão debatidos: formação, produção e distribuição. Esse textos trarão um diagnóstico do setor, seus entraves e perspectivas, daí a necessidade de os interessados em participar dos painéis e dos grupos de trabalho leiam esses documentos. Abaixo, um breve panorama de como a programação do seminário está composta:
- 1ª Jornada Amapaense de Cineclubes:
Nesse espaço, se reunirão as coordenações dos cineclubes existentes no estado para socializar suas práticas, histórias e debater propostas coletivas para a atuação das salas de exibição não comerciais do Amapá.
- Curso de Introdução ao Audiovisual:
O curso será ministrado por Cassandra Oliveira, aluna da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. O valor da inscrição é de R$ 30,00. O curso abrirá apenas 15 vagas e terá certificado aos participantes;
- Rodadas de conversas:
Serão reuniões com setores estratégicos para o audiovisual com objetivo que socializar com eles o funcionado as ações audiovisuais de distribuição, formação e produção, buscando sensibilizá-los e ampliar o apoio a profissionalização da cena amapaense de audiovisual.
a) Reunião com representantes das salas de cinema;
b) Reunião com representantes das TV abertas locais;
c) Reunião com parlamentares das esferas municipal, estadual e federal;
- Mostras de filmes:
Compondo a programação do 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, realizaremos mostras de filmes sendo que em três delas, as dos dias 28, 29 e 30, estarão presentes os diretores para debater com o público presente após a sessão.
- “Miguel, Miguel”, minissérie paraense, com presença do diretor Roger Elarrat;
- “Matinta Pereira”, curtamentragem paraense, com presença do diretor Fernando Segtowick;
- 5xFavela – agora por nós mesmos, com presença da diretora Manáira Carneiro;
Fonte : http://seminarioaudiovisual.blogspot.com