Cláudia Flor D'Maria , apresentou a performance poética "Arquivos da Terra" no I Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará. O evento foi organizado pelo Exército Brasileiro, Governo do estado do Amapá, Secretaria dos Povos Indígenas do Amapá, Instituto Akari e outros parceiros.
" O Festival é um momento único, porque pela primeira vez no estado do Amapá, foi realizado um evento somente de cultura de nossos indígenas, onde a literatura, a dança, o artesanato e o teatro foram evidenciados, visibilizados. Nós mostramos que estamos presentes em outros espaços além das aldeias. E sim. Somos artístas, professores, médicos, empreendedores, promotores de cultura e memória. Somos Resistência há 523 anos. E fazer parte dessa luta junto com meus parentes é muito importante. O Brasil é terra indígena", destacou a poeta Cláudia Flor D'Maria.
Claudia é descendente do povo Takera, que vivem na amazônia paraense, nascida em território Tucuju, ela é ativista indígena, poeta, escritora, pesquisadora e faz parte do Mulherio das Letras Indigenas Nacional e é professora de literatura do Instituto Federal do Amapá - IFAP. É mestre em Ensino e doutoranda em ensino, pela universidade Vale do Taquari- UNIVATES/RS.