O mundo de hoje é movido pela velocidade da informação e pela dependência do ser humano por uma parafernália tecnológica dita imprescindível. Não seria diferente se olhássemos para a expressão fotográfica da mesma maneira.
As câmeras digitais estão cada vez menores, potentes e dispõem de recursos inimagináveis. Além disso, estão acopladas em diversos dispositivos móveis, aumentando seu alcance. Se somarmos os programas de computador com recursos para o tratamento digital, podemos afirmar que a fotografia digital dispõe de um horizonte enorme de possibilidades.
As crianças de hoje não sabem o que é uma câmera analógica e ficam curiosas quando comentamos sobre o processo manual de processamento, rolo de filme, etc. Indo, portanto, na contramão do mundo moderno, com um pouco de nostalgia e de uma maneira repaginada, discutiremos esses temas e muitos outros na oficina sobre a fotografia analógica experimental e suas inúmeras possibilidades e perspectivas. Sim! A criatividade é que faz a diferença. (texto por Fábio Vila Nova)
Ela separa suas obras, apresentadas atualmente, em três momentos denominados por ela de “trabalhos em série”: “Meu Olhar Amazônico”, “Mundo Fechado”, “Dentro de Mim”.
O primeiro apresenta um olhar impregnado de significados, exala a sensibilidade da artista que não quer deixar fugir o seu apego ao registro de belas e surprendentes imagens do seu cotidiano. Em “Dentro de mim”, que em minha opinião, é o seu melhor trabalho, o traço do real toma rumos diferentes do simples registro para transformar-se na própria voz da autora da obra. Ela interfere no objeto existente, retira-o do seu campo de origem e transporta-o para outra realidade, dando a ele um novo sentido (uma explicita influência de Duchamp).
O último ensaio, segundo ela própria, “é uma brincadeira de colar e misturar”, ela brinca com a sua própria imagem. Fazendo colagens com recortes de jornais e revistas, construindo ambientes imaginários, onde insere o seu rosto em personagens das mais diversas origens. A artista apodera-se de outros meios, que não o fotográfico, para transmitir a sua mensagem.
O mundo da fotografia parece simples para aqueles que a vêem superficialmente, mas o aprofundamento desta arte faz com que muito se rendam à sua graça e magia.
Apresentação de portfólio comentado de Jonata Lacerda
Jonata Lacerda por Débora Bararuá
Fazendo parte da programação do encontro fotoclubista de sábado, teremos a apresentação de Portfólio Comentado de Jonata Lacerda.
Ela separa suas obras, apresentadas atualmente, em três momentos denominados por ela de “trabalhos em série”: “Meu Olhar Amazônico”, “Mundo Fechado”, “Dentro de Mim”.
O primeiro apresenta um olhar impregnado de significados, exala a sensibilidade da artista que não quer deixar fugir o seu apego ao registro de belas e surprendentes imagens do seu cotidiano. Em “Dentro de mim”, que em minha opinião, é o seu melhor trabalho, o traço do real toma rumos diferentes do simples registro para transformar-se na própria voz da autora da obra. Ela interfere no objeto existente, retira-o do seu campo de origem e transporta-o para outra realidade, dando a ele um novo sentido (uma explicita influência de Duchamp).
O último ensaio, segundo ela própria, “é uma brincadeira de colar e misturar”, ela brinca com a sua própria imagem. Fazendo colagens com recortes de jornais e revistas, construindo ambientes imaginários, onde insere o seu rosto em personagens das mais diversas origens. A artista apodera-se de outros meios, que não o fotográfico, para transmitir a sua mensagem.
O mundo da fotografia parece simples para aqueles que a vêem superficialmente, mas o aprofundamento desta arte faz com que muito se rendam à sua graça e magia.
(texto por Mary Paes)
Realização: Fotógrafos Anônimos e Museu da imagem e do Som do Amapá.
Realização: Fotógrafos Anônimos e Museu da imagem e do Som do Amapá.
Entrada Grátis
Dia: 14/01/2011
Hora: 15h
Local: MIS (2º piso do Teatro das Bacabeiras)
Orientador: Fábio Vila Nova
Obs: Leve sua câmera (analógica ou digital) para a prática!