O Coletivo Juremas convida a classe literária, artistas, agentes culturais e interessados a comparecerem na sessão da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira (10), às 9h. Na ocasião, os vereadores irão votar o Projeto de Lei que institui o dia 12 de Julho como o Dia Municipal da Literatura, em homenagem ao nascimento do escritor Mauro Guilherme da Silva Couto.
O projeto de Lei, de autoria da vereadora Janete Capiberibe, é fruto de apoio, união e articulação durante os dias do Festival Literário de Macapá - FLIMAC, por intermediação do Coletivo Juremas, junto ao Gabinete da vereadora.
O 1° Festival Literário de Macapá (Flimac), ocorreu em agosto deste ano, e foi realizado pelo Coletivo Juremas, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Camilo Capiberibe. O Festival abriu portas para o debate a respeito da produção literária na capital e a necessidade de uma data no calendário do município para celebrar a contribuição cultural, intelectual e educativa do segnento para a sociedade.
A data comemorativa será uma forma de reconhecimento aos escritores, abrindo possibilidades para a criação de feiras, produções de livros, eventos literários, etc.
O escritor Mauro Guilherme foi atuante no segmento literário, principalmente durante a pandemia de Covid-19, organizando e publicando obras dos autores amapaenses. Infelizmente, veio a falecer em 4 de maio de 2021, vítima do coronavírus.
Mauro contribuiu incessantemente pelo desenvolvimento da arte amapaense atuando como músico e escritor. Foi membro ativo da Associaçao Amapaense de Escritores e da União Brasileira de Escritores.
Publicou 27 obras ao todo. Foi autor premiado no meio literário do Estado do Amapá e no Brasil.
Como reconhecimento pelo seu compromisso em vida, com a classe literária, nada mais justo que homenageá-lo na data de seu nascimento.
Serviço
Votação Dia Municipal da Literatura
10 de novembro | Quinta-feira | 9h
Local: Câmara Municipal de Macapá
Av.: Fab, 800 - ao lado da Prefeitura