A Dra. Valdenira Ferreira dos Santos, pesquisadora do Iepa, é a vencedora do Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano 2022.
A pesquisadora que há 20 anos pesquisa o litoral do Amapá, nasceu no interior do Pará, em um ambiente pouco ou nada estimulante à ciência.
A inspiração e vocação veio quando ela descobriu a Geologia, que a transformou em uma estudante tenaz, autodidata em alguns aspectos, apaixonada pelo rio Amazonas e o oceano.
É geóloga e a primeira mulher com doutorado em Geologia e Geofísica Marinha do Brasil.
Suas principais fontes de pesquisa sãos os relatos dos moradores que vivem nos locais em que faz suas pesquisas, que ela reconhece como contribuição importante para o desenvolvimento e partilha do conhecimento científico.
Seus estudos também incluem o litoral da Guiana Francesa, sendo uma referência mundial sobre o assunto. Idealizou grandes projetos na Região Amazônica e é uma das poucas mulheres a iniciar e publicar trabalhos sobre uma das regiões mais difíceis de realizar pesquisa, tanto pela dimensão quanto pelas dificuldades logísticas.
O Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano é uma iniciativa da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e da Liga das Mulheres pelo Oceano.
O prêmio tem o objetivo de promover, destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil, que contribuem para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência e inspiram gerações. Por meio desse prêmio, pretende-se incentivar a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva.
Fonte: https://catedraoceano.iea.usp.br/premio-marta-vannucci/
Assista: https://youtu.be/jbUjyCyzSno