sábado, 19 de novembro de 2022

II Festival In Solos Tucujus acontece em Macapá

 


A segunda edição do Festival In Solos Tucujus acontece de 21 a 26 de novembro na capital e reúne cerca de 50 atores em palco, além da equipe de produção e apoio.   São 18 atrações,   sendo duas delas, de fora do estado.

Atir Marcos Efraim - Palhaço Feupuudo 


mostra principal é composta por artistas locais e nacionais que foram convidados pelo curador do festival Jhou Santos. 


Lorrana Maciel - " a noite dos cavalos" 


Representando a cena amapaense, Lorrana Maciel com o solo teatral "a noite dos cavalos", Cia “O Ninho” com Dom Beto apresentando o número de trapézio Esperança e Catherine Abacathe com o número de tecido acrobático “A História de um amor”. Representando a cena da Amazônia, o espetáculo de palhaçaria “O Sarau do Feupuudo” de Marcos Efraim (Manaus/AM) e representando a cena nacional de teatro, Guido Campos de Goiânia (GO),  com o espetáculo solo “BOI” o segundo da sua trilogia “Sertão”. 


Ator Guido Campos - "Boi"


Excetuando as apresentações dos artistas convidados para a mostra principal, o evento conta com uma mostra competitiva de números circenses, voltada para a participação de artistas locais e atividades formativas como  oficinas, mesas redondas e rodas de conversa. 


Jhou Santos - Oficinas e rodas de conversa


No fim de outubro e início de novembro a Cortejo Produções realizou dois projetos que funcionaram como contrapartida social do Festival para a Comunidade. No segmento circense aconteceu o projeto “Encanto Amapaense de Circo” e para o segmento teatral, a “Mostra Cultural Amapá em Cena”.


Catherine Abacathe - tecido acrobático 


Essas ações  oportunizaram  comunidades rurais de Macapá, como Cantanzal do Pacuí e munícipios do estado como Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, o acesso a atividades culturais como oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa  alcançou cerca de mil espectadores entre crianças, jovens e adultos. 

Os dois projetos promoveram acesso gratuito à arte em locais onde, normalmente, esse acesso é quase nulo. 


Jhou Santos, coordenador do II Festival In Solos Tucujus, menciona a contribuição do projeto para a cena de teatro e circo no estado.

“Esse festival promove um grande intercâmbio entre artistas locais e convidados. Contribui com a formação de plateia e a descentralização das atividades culturais.  Nesse “pós” pandemia nossa missão é levar a arte onde o povo está, promover sorrisos e brilho nos olhos de crianças e adultos e gerar reflexões nas pessoas sobre garantir o seu direito à cultura.”


Acesse a Programação Completa neste link:

https://drive.google.com/drive/folders/1yihx_-6zpiBuBqaqMgh428iw3PkFCO-I


Ficha Técnica : 

Direção artística e coordenação geral: Jhou Santos

Direção de produção: Kassia Modesto 

Assistentes de produção: Carla Serejo, Débora Bararuá, Ingrid Ranieri e Mauricio Maciel. 

Artista Homenageado: Dinho Araújo

Artistas convidados: Lorrana Maciel, Dom Beto, Catherine Abacathe, Marcos Efraim e Guido Campos. 

Espaços Culturais: Monumento Marco Zero do Equador, Teatro Caixote Cultural e Teatro Marco Zero

Parceiros: Companhia Tucuju, Acessa Cult Produções, Coletivo Captta, Cia Cangapé, Colegiado do curso de teatro da UNIFAP, artista Jmarcio. 

Realização: Cortejo Produções Artísticas 

Fotos: Josimar Nascimento 


Serviço

II Festival In Solos Tucujus 

De 21 a 26 de novembro 

Horário: 19h

Locais: Monumento Marco Zero do Equador | Teatro Caixote Cultural | Teatro Marco Zero


Mary Paes 

Assessoria de Imprensa

(96)98138-5712