domingo, 27 de fevereiro de 2011

Combo Gavin Andrews hoje no Cine Paraíso

O BARCO DO MESTRE


Entre os meses de julho e setembro de 2008, o documentarista canadense Gavin Andrews, radicado no Amapá há 8 anos, percorreu a foz do rio Amazonas entre Pará e Amapá registrando uma das profissões mais antigas e também das mais importantes na Amazônia: a carpintaria naval.

A expedição resultou num filme de beleza artesanal. O Barco do Mestre é um retrato do ofício de homens simples e trabalhadores, encontrados em Breves, Vigia e Abaetetuba, no Pará – os pólos principais da produção desse tipo de embarcações da região.

No lado do Amapá, o filme nos leva ao Elesbão, comunidade estruturada sobre palafitas construídas na margem do rio Amazonas, que tem na fabricação de barcos sua principal fonte de renda, chegando a produzir uma média de dez barcos por mês em seus mais de uma dezena de estaleiros (em tempo: a vila irá passar ainda este ano por um estudo de avaliação pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para propor seu tombamento como paisagem cultural do Brasil. Este pode ser considerado o primeiro resultado do documentário, visto terem sido seus pesquisadores que apresentaram a comunidade aos diretores do Instituto).

VER-O-PESO

Este documentário é um dos resultados do Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, em Belém/PA. A trajetória desse lugar entrelaça-se com a própria história da cidade, não só por seu valor de patrimônio edificado, tombado pelo Iphan em 1977, mas também por sua importância como espaço de trocas comerciais e simbólicas entre diferentes grupos sociais. Nesta obra, o olhar é focado em saberes e fazeres dos muitos trabalhadores do Ver-o-Peso, e revela aspectos centrais de um sistema cultural amazônico baseado em conhecimentos tradicionais associados ao uso de recursos naturais.

Hoje: 27/02/2011
O que? Cine Paraíso
Onde? Largo dos Inocentes- Av. Mendonça Furtado- Centro
Horas? 20h
Quanto? De grátis

http://www.coletivo-palafita.blogspot.com