quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fotógrafos em ação


 
Amilton Matsunaga começou sua oficina com ginástica
 Foto: Maksuel Martins 

 Foto: Maksuel Martins


A programação do Terceiro Colóquio de Fotografia iniciou na tarde desta terça-feira, 06, com a oficina de Introdução a Fotografia ministrada pelo fotógrafo Amilton Matsunaga. As inscrições para esta oficina superaram as expectativas dos organizadores. O processo criativo e tecnológico na produção da fotografia foi um dos pontos debatidos durante a primeira aula.

Alexandre Brito (Mis/ap), Cristiana Nogueira (Nufoc) e Aline Pacheco (Sesc - Ap)
Foto: Maksuel Martins


A abertura oficial aconteceu no auditório principal do Teatro das Bacabeiras, às 20h, com a presença dos realizadores, MIS/AP (Museu da Imagem e do Som - AP), SESC/AP (Serviço Social do Comercio – AP) e NUFOC (Núcleo de Fotografia Contemporânea da UNIFAP)

  
 Homenagens aos pioneiros
Foto:Maksuel Martins

Na noite de calor intenso e vento forte, os pioneiros da fotografia foram convidados a compartilhar com os presentes as suas histórias e também receber dos realizadores do evento, as homenagens pela contribuição histórica dos seus registros para o Estado do Amapá. 


Miguel Chikaoka e sua Fototaxia
Foto: Maksuel Martins

Logo depois das homenagens, foi a vez de Miguel Chikaoka apresentar a palestra “Fototaxia: Em busca do elo perdido”. 

Foto: Carla Antunes

Para uma parte do público presente neste Terceiro Colóquio, a noite trouxe um diferente olhar sobre a fotografia. Um olhar que se desviou do absolutismo da forma para voltar-se à complexidade da luz.
Chikaoka presenteou o público com uma viagem na velocidade da luz, na tentativa de explicar a magia do processo de captação da imagem por meio da câmara obscura (A Caixa Mágica). 

A Oficina Caixa Mágica, com Miguel Chikaoka, aconteceu nesta quarta-feira, 07, na Casa da Cultura, no SESC Araxá. Durante toda a semana, o colóquio continua, com a oficina de Introdução a Fotografia no auditório do MIS/AP,das 15 às 18h.
No sábado, 10, rola o encerramento do Colóquio com exposição da Maratona Fotográfica e muita música, na Praça Veiga Cabral.

Maiores informações no MIS/AP ou no blog: http://museudaimagemedosom.blogspot.com

Por Mary Paes