quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Geo Confraternização no leito do rio Amazonas




GEOconfraternização NO LEITO DO RIO AMAZONAS “ MDR/UNIFAP 2011, nesta quinta-feira a partir das 09:00 horas da manhã, com concentração no Trapiche Eliezer Levi e com a participação de alunos e docentes do Programa de Pos-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP.

Com o objetivo de humanizar o ambiente acadêmico-cientifico, sempre de muita pressão, a que é submetido o aluno busca-se desacelerar esse processo preparando o aluno para uma nova realidade. Saber que mesmo sob as condições estressantes é possi­vel e precisa-se ter qualidade de vida em um programa de pos-graduação. 

A real potencialidade do Rio Amazonas precisa ser evidenciada. Durante o semestre vigente varias incursões foram feitas através das aulas praticas proferidas pelos professores Dr. Valter Gama de Avelar (Geomorfologia Urbana) e Dra. Valdenira Ferreira dos Santos (Geologia Ambiental e Sistemas Geológicos...) para os alunos da Turma MDR-2011 (Marcelo Oliveira; Rafaele Flexa; Rubens Pinheiro e Victor Lamarão). 

Diante de exposto, aliar o lazer e a ciência em um ambiente natural de tamanha importância para a cidade de Macapa e para o estado do Amapa (mais preservado da união) e por que não dizer do Mundo à fomentar uma cultura de valorização de nossas potencialidades naturais.




footlama orla de Macapa - Amapa - Brasil - Rio Amazonas - fonte da foto: www.naramazonie.blogspot.com

Há muito o footlama é uma realidade presente para os moradores de Macapa, havendo inclusive campeonatos promovidos por entidades oficiais. Outros esportes são potencializados no leito arenoso do Rio Amazonas tais como: Handeball de Areia; volley de praia; corrida de concentração; cabo-de-guerra; a bandeirinha; queimada; natação; atletismo... A maioria dessas modalidades serão experimentadas naGEOconfraternização . 

O evento não se limita apenas a descontração das brincadeiras que serão levadas entre docentes e discentes. Vai-se utilizar a descontração para abordagem de assuntos do dia-a-dia do aluno e pertinentes ao local, como: Determinação do PD de cada aluno; Orientação Geografica pelo Sol (pontos cardeais); determinação prática dos termos geograficos de drenagens (Alto Curso-NASCENTE-MONTANTE; Médio Curso-INTERMEDIARIO; Baixo Curso-JUSANTE-FOZ de um Rio); Observação de processos geologicos exagenos (erosão e deposição de sedimentos); definição de falésia..... Cada professor tera a liberdade para expandir o conhecimnto dentro de sua area.