quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotoclube Fotógrafos Anônimos expõe fotopoemas na reinauguração da Biblioteca Pública Elcy Lacerda

Exposição FotoGrafia: Poetizando Imagens
foto e poema: Suanne Silva


foto: Maksuel Martins - poema: Mary


FotoGrafia: Poetizando Imagens é o título da exposição que marcará a reinauguração da Biblioteca Pública Elcy Lacerda nesta sexta-feira, 20, às 17h. Durante todo o mês de abril, a população terá oportunidade de apreciar os trabalhos do Fotoclube Fotógrafos Anônimos, que utilizaram nas suas obras, técnicas múltiplas, acionadas pela criatividade e percepção de seus integrantes.

A exposição busca construir um paralelo entre dois universos que se alinham em constante diálogo: escrita e imagem. O encanto das fotografias e a delicadeza das palavras que se apresentam permitem o deslocamento do olhar sobre terrenos mais briosos e sutis, uma possibilidade distinta que a associação entre a grafia com a luz e a grafia poética permite.

"Esperamos que através da fotopoesia o olhar cotidiano condicionado à rotina exorbitante de imagens, que se descortina diariamente diante de nós, possa ganhar um toque distinto de leveza e serenidade por meio da harmonia de cada perspectiva poeticamente evidenciada", diz a coordenadora de Cultura e integrante do Fotoclube, Aline Pacheco.

FotoGrafia: Poetizando Imagens tem como curadores os amantes por imagens e arte: Mary Paes, Aline Pacheco, Lene Moraes e Lucilene Figueiredo.

Fotoclube

Fotógrafos Anônimos é um fotoclube que aglutina fotógrafos amadores, profissionais, e entusiastas da fotografia em reuniões quinzenais para debater temas ligados à arte, tecnologia, história e técnicas envolvidas no pensar e no fazer fotográfico.

A ideia do fotoclube vinha amadurecendo há algum tempo entre a equipe do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) até que no III Colóquio de fotografia, promovido pelo próprio Museu, uma equipe de fotógrafos e entusiastas da fotografia, entre eles Plácido, Maksuel Martins, Amilton Matsunaga, Alexandre Brito e Jéssica Alves, decidiram colocar a ideia em prática.

O fotoclube deu seus primeiros passos em setembro de 2011, durante o III Colóquio Amapaense de Fotografia, evento resultante da parceria entre o Museu da Imagem e do Som do Amapa, Sesc-AP e o Núcleo de Fotografia Contemporânea da Unifap. Seus objetivos estão intimamente ligados à promoção da fotografia na cultura amapaense, criando espaços e ambientes para sua valorização e expansão no Estado.

Fonte: http://museudaimagemedosom.blogspot.com 


Rita Torrinha (Secult)