domingo, 16 de dezembro de 2012

Confraternização Fotógrafos Anônimos


 a galera presente deixou um recadinho pros FA's - vai ficar pra história


Por Mary Paes


Muita coisa interessante vem acontecendo para os Fotógrafos Anônimos desde o dia 10 de fevereiro deste ano, data do lançamento oficial do fotoclube. Na verdade, muita coisa legal já vinha em construção antes do lançamento do fotoclube. 

A história começou em setembro de 2011, logo depois do III Colóquio de Fotografia, organizado pelo MIS AP (Museu da Imagem e do Som do Amapá) quando os participantes da oficina ministrada pelo fotógrafo Amilton Matsunaga construíram um vínculo bastante forte, o que resultou no grupo fotógrafos anônimos, que mais tarde, com a parceria das Instituições MIS AP e SESC AP tornou-se o Fotoclube Fotógrafos Anônimos. 

Neste grupo, fotógrafos amadores e profissionais sentem-se à vontade pra falar sobre o próprio trabalho e sobre o trabalho dos colegas, além de trazer para o debate, a técnica de fotógrafos mundialmente famosos, como Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Oliviero Toscani, entre outros que já foram temas dos encontros.



O fotoclube, além de ser um espaço para discussão sobre as técnicas fotográficas, tende a instigar seus membros aos exercícios práticos, às experimentações, à construção e a reinvenção da fotografia. Inclusive num dos encontros falou-se sobre técnicas lomográficas e fotografia analógica, numa viagem meio retrô e permeada de saudosismos. As temáticas estão sempre relacionadas à arte de fotografar. Há sempre a busca por assuntos novos ou reinventados, tecnologias de tratamento de imagem, equipamentos, etc. Os próprios membros pautam os temas dos encontros.

Uma coisa é certa, o fotoclube é um espaço aberto ao compartilhamento, qualquer membro pode trazer um assunto pra ser discutido em sala e não precisa ter total domínio do assunto, pois o conhecimento é construído com a participação de todos.


Algumas das atividades do fotoclube Fotógrafos Anônimos desde a sua criação:


Piquenique Fotográfico - evento que acontece duas vezes ao ano - no dia do fotógrafo e no dia da fotografia.


Concurso Fotográfico 24h – 

Exposição “Um Olhar Sobre a Cidade de Macapá” 

Exposição de fotopoemas “FotoGrafia: poetizando imagens” – curadoria: Por Aline Pacheco, Mary Paes, Lene Moraes e Lucilene Figueiredo

Oficina de Lomografia – por Fábio Vila Nova

Oficina de Fotopoemas – por Aline Pacheco

Oficina: Dupla Exposição, penning e estroboscopia – Por Alexandre Brito

Aulas: Oliviero Toscani; Henri Cartier Bresson;– Por Alexandre Brito

Técnicas de Fotografia de Rua – Por Amilton Matsunaga

Exercícios práticos em Macrofotografia – Por Maksuel Martins

Momento decisivo e Agência Magnum – Por Alexandre Brito

Técnicas Cinemagraphs – Por Camila Karina

Fotomontagem – Por Suanne Silva e Jana Luz



O fotoclube funciona no auditório do MIS AP, segundo piso do Teatro das Bacabeiras, quinzenalmente, aos sábados, com entrada franca. Quem quiser, pode chegar!!!

No sábado, 15 de dezembro,aconteceu a confraternização do Fotoclube Fotógrafos Anônimos. Um momento importante, para esta equipe apaixonada pela arte de fotografar.


Maiores informações pelo e-mail: fotoclubeap@gmail.com


Segue algumas fotinhas do encontro de confraternização:


Lara Utzig e Kallebe Amil, integrantes da banda Desiderare nos privilegiaram com suas lindas vozes

 também rolou exposição de fotovaral 

 o fotógrafo Kurazo Matheus e sua linda filha também prestigiaram o evento! o/






Carol e Luan s2

 os gatenhus Mário Dias e Rodrigo Aquiles

 Lara Utzig, eu e Genny

as lindas Lívia, Suanne e Jana Luz


fotos: Alexandre Brito