segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos discute a nona arte no Amapá


 Texto: Lívia Almeida


Oficinas, palestras, roda de conversa, exposição, sala de jogos, mesa de desenho interativa e o lançamento da esperada Mixtureba #3 compõem o evento que acontecerá de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, no Museu da Imagem e do Som do Amapá


De 30 de janeiro a 02 de fevereiro, o universo dos quadrinhos entra em evidência. Amantes, entusiastas, profissionais, produtores e aprendizes HQs têm a oportunidade de dialogar, aprender, aperfeiçoar, trocar ideias, técnicas e consolidar o cenário quadrinhista no estado a partir da aglutinação promovida pelas atividades do II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos (IIEAHQ).


 Lançamento da 1ª edição da revista Mixtureba Comix
que aconteceu na primeira edição do EAHQ

 Os cursos
O II EAHQ oferece cursos a fim de qualificar aprendizes na arte dos quadrinhos, para estimular os artistas e a produção de quadrinhos no estado. Durante todos os dias, em paralelo à programação, o público amapaense terá a oportunidade de participar dos seguintes espaços de formação: curso de animação 3D, com Tiago Conceição (PA), Curso de animação de Desenho, com Otoniel Oliveira (PA) e o Curso de Stop Motion, com Paulo Emanoel (PA).
Estes cursos serão oferecidos mediante inscrição prévia no Museu da Imagem e do Som, com investimento de R$ 10,00 até o dia 31 de janeiro. As turmas serão compostas por no máximo 20 inscritos e haverá entrega de certificados aos participantes que tiverem frequência igual ou maior a 75% carga horária total de cada curso.

Exposição de desenhos realizada pelo
Coletivo AP Quadrinhos em 2012

Exposição de desenhos
A exposição acontecerá nas dependências do Teatro das Bacabeiras e visa dar visibilidade ao trabalho dos desenhistas amapaenses. Uma curadoria será feita para que os melhores trabalhos sejam selecionados. Os desenhistas devem inscrever-se no blog do Museu da Imagem e do Som (museudaiamagemedosom.blogspot.com), preenchendo um Formulário de Inscrição e levando 03 (três) desenhos em formato digital (pen drive, cd) ao Museu até o dia 15 de janeiro.
  
Palestras
As palestras têm início no segundo dia do evento com o paraense Otoniel Oliveira, que colocará em debate o “Panorama do Quadrinho Nacional”,  contextualizando artistas, técnicas, mercado editorial e mercado de trabalho para os quadrinhistas. Já Paulo Emmanuel abordará a temática “Fanzine” em sua fala, revisitando aspectos históricos, técnicas da elaboração de fanzines e sua relevância artística, social e política.
As inscrições para participar do evento começam dia 15 de janeiro, no Museu da Imagem e do Som (2º piso do Teatro das Bacabeiras) em horário comercial e com taxa de inscrição simbólica no valor de R$ 5,00. 
Serviço:
Coletivo AP Quadrinhos
Wilian Costa (Coordenador): (96) 8135-1423/ 9(6) 9172-5230
Mary Paes (Comunicação): (96) 8128-5712/ (96) 9179-4950
Lívia Almeida: (Comunicação): (96) 81318655
Facebook: /apquadrinhos