segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um piquenique e muitas fotografias para iniciar a história...

Piquenique Fotográfico

Foto: Maksuel Martins

O piquenique fotográfico reuniu fotógrafos e amantes da fotografia na tarde que perdurou pela noite do domingo, 8, dia do fotógrafo, na Praça do Forte em Macapá. 

Foto: Maksuel Martins

Quando a galera chegou pra organizar o piquenique, o dia estava claro e bonito, as árvores faziam enormes sombras pelo chão, a brisa soprava suavemente... Tudo conspirava para que aquele fosse um momento perfeito! 

Foto: Jonata Lacerda

A galera foi chegando aos poucos, cada um trouxe alguma coisa, um bolo, um pacote de biscoito, uma garrafa de vinho... Os músicos (e os metidos a músicos) chegaram com seus violões... Muita gente bonita, risos, piadas, poetas... E a festa estava feita!

Foto: Maksuel Martins

Foto: Jonata Lacerda

A tarde se foi... A lua enorme apareceu no céu, iluminando as águas do Amazonas (enquanto escrevo isso, fico imaginando o nosso privilégio em morar em Macapá, em qual outra capital do mundo seria possível um momento como este? De pura sublimidade...).

Foto: Fábio Vila Nova

  O encontro terminou próximo das 22h, mas deixou em cada um o desejo de repetir aquele momento muitas outras vezes.

A realização do piquenique foi uma iniciativa do grupo Fotógrafos Anônimos e do Museu da Imagem e do Som do Amapá que compartilham o amor pela arte da escrita com a luz. 

Foto: Mary Paes

Por que um piquenique? 

A ideia de se fazer um piquenique fotográfico surgiu durante as discussões entre a equipe do MIS-AP e o grupo Fotógrafos Anônimos sobre o que fazer para se comemorar o dia do fotógrafo, considerando que a maioria dos integrantes das equipes mencionadas estavam sem tempo ou recurso financeiro para a programação de um grande evento. 

O local foi fácil de encontrar... Existe outro lugar melhor para um piquenique quando se tem a visão do Rio Amazonas e a Fortaleza de São José ao fundo? 

Decidiu-se que cada um contribuiria com algo para comer ou beber, e assim aconteceu. 

O evento iniciou às 17h e terminou às 21h40. O encontro além de divertido, serviu para integrar pessoas e somar conhecimentos sobre a arte de fotografar.

Foto programada (automático) por Maksuel Martins - Os fotógrafos anônimos


Sobre o grupo Fotógrafos Anônimos: 

Nasceu logo depois do III Colóquio Amapaense de fotografia que aconteceu em setembro de 2011. É constituído por fotógrafos amadores e profissionais com o intuito de promover maior interação entre os fotógrafos do Amapá e do Brasil, além de difundir a fotografia como arte e compartilhar conhecimentos. 

As reuniões do grupo Fotógrafos Anônimos acontecem quinzenalmente com sessões didáticas sobre fotografia e trocas de experiências entre os fotógrafos. O grupo, em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Amapá pretende lançar um Fotoclube em fevereiro deste ano, no aniversário da cidade de Macapá.

Por Mary Paes - contato: 96-8128-5712 / 9179-4950

Mais fotos no link:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.294932660555180.65338.100001153460069&type=3&l=1bcd4085f1