terça-feira, 9 de junho de 2009

Provocação Experimental 3JRN

Estou usando o meu blog para responder a mais uma provocação da Professora de Novas Tecnologias, Márcia Aquino.
Vamos tentar aqui responder ao que foi solicitado em sala de aula.

# Comparação e Identificação de Conteúdo de Blogs pesquisados:

O blog do poeta Kairo Ribeiro possui linguagem exclusivamente poética. Traz a essência do autor nos textos, poesias e poemas. Possui vida, e sua essência parece fluir em cada palavra escrita. Seu layout traz a foto do autor no topo de maneira propositalmente desfocada. E em alguns textos, imagens são anexadas. Essas imagens são como mensagens prontas, bastando apenas a quem as visualiza, sensibilidade suficiente para entendê-las. Atualmente o layout está mais simples, mas continua transmitindo beleza no contraste de cores da fonte e cor de fundo. Podemos considerar que a contribuição jornalística do blog de Kairo Ribeiro está na forma do discurso, que mesmo usando uma linguagem diferenciada, pode também ser um meio de informação. Com a autorização do autor, adicionaremos abaixo uma parte de uma poesia constante no blog mencionado.

kaiRum


Inquieto ao amanhecer
Impulsivo ao entardecer
Romântico às oito
Ousado às quatro
Boêmio nas segundas
Prosador pelas sextas
Aventureiro no inverno
Inventor na primavera
Confuso no verão
(...)
Kairo Ribeiro

Agora falando do blog Direto da Redação. Este possui caráter informativo, contendo textos jornalísticos, concisos e de fácil entendimento, próprio de quem já trabalha na área da comunicação. Em certos momentos, demonstra subjetividade, deixando explícito o posicionamento do autor diante de alguns fatos narrados por ele. É um site recomendado aos propensos jornalistas.
Comparando os dois sites, temos a dizer que, os dois têm elevada importância para o nosso contexto de estudos e merecem ser visitados, pois acrescentam cultura e conhecimento ao intelecto dos que se dispõe a enriquecer seus repertórios comunicacionais.

Observem a notícia abaixo postada hoje, 09/06/09 no http://diretodaredacao-ap.blogspot.com

Carlos Lima

A Polícia Militar do Amapá ainda convive com a escassez de combustível. Quem não consegue viver em paz é a população, que tem de ficar apanhando de bandido na rua. O malandro faz a festa na Zona Norte de Macapá. Por lá, o bicho tá pegando MESMO!!. Policiais do 2º Batalhão tratam do assunto em forma de piada, como se a segurança do povo fosse algo engraçado. Pessoas morrem, são agredidas, assaltadas, o traficante continua enchendo os pulmões de seu filho de Crack, e a Polícia fica rindo por que não tem gasolina nas viaturas. Às vezes nem adianta ligar pro CIODES por que o problema é muito além... O CIODES tem a função de deslocar as viaturas para a ocorrência, se tem alguém sendo assassinado no Infraero II, uma VTR do 2º batalhão é acionada, mas se não tem combustível ela não sai. O que fazer nesse caso? Uma VTR da CRPM é quem sai do Beirol para o Infraero atender... E quando a guarnição chega lá, o cidadão já está todo desovado com a família chorando em cima. Não existe trabalho preventivo à violência, pois as viaturas não estão na Rua. Por caso isso é engraçado?

Pense nisso!!! Por enquanto é o que se sabe!. #

Sobre os 10 mandamentos de Blog, encontramos algo bastante interessante no endereço: http://o-livro-negro-de-blog.blogspot.com/2007/02/os-10-mandamentos-de-blog.html. Achamos que vale a pena citar.

Mandamento nº 1: Guardarás respeito ao Blogger e às outras plataformas facilitadoras, mesmo quando estiverem em baixo dias a fio ou te obrigarem a fazer upgrades idiotas que te desformatam o template todo.

Mandamento nº 2: Abster-te-ás de enviar spam, utilizar os comentários de outros blogs para promover o teu e praticar todo o tipo de divulgação abusiva do teu blog.

Mandamento nº 3: Não colocarás comentários anônimos e mal intencionados em outros blogs (prática conhecida por trollitada), assumindo sempre a tua identidade e a responsabilidade pelos teus postes, opiniões e comentários.

Mandamento nº 4: Guardarás o Sábado para Blog, dedicando-te nesse dia a celebrar o seu culto, lendo e meditando as suas escrituras, dedicando-te ao convívio com os amigos e jogando poker pela noite dentro. Já Blog, ao criar a blogosfera, meteu baixa na segunda, saiu em serviço na terça, teve formação na quarta, fez o serviço na quinta, realizou uma auditoria na sexta, guardou o sábado e esteve de ressaca no domingo.

Mandamento nº 5: Não cobiçaras os templates do teu próximo, sujeitando-te, caso não possuas conhecimentos em html, aos templates padrão propostos pela plataforma facilitadora

Mandamento nº 6: Não furtarás os textos dos outros, indicando sempre as fontes dos textos que não são teus originais, respeitando os direitos de autor e demais legislação de copyright.

Mandamento nº 7: Disponibilizarás sempre o acesso ao teu perfil

Mandamento nº 8: Responderás aos comentários feitos no teu blog, bem como aos emails enviados pelos visitantes do blog

Mandamento nº 9: Não apagarás postes já publicados, assumindo sempre (ver mandamento nº 3) a responsabilidade pelos teus escritos.

Mandamento nº 10: Não matarás o teu blog. Mesmo que deixes de postar, deverás manter os postes antigos em arquivo para que as gerações futuras possam apreciar a tua imbecilidade e falta de qualidade literária e troçar dos teus descendentes.

O legal dos mandamentos mencionados é ter muita coisa a ver com o que acontece no cotidiano dos blogueiros. Sendo que o mandamento de nº 6, é na nossa opinião, o que deve ser mais respeitado. Porém vale ressaltar, que cada blogueiro tem suas características e seus princípios que podem ser éticos ou não. E essa diversidade de estilos é que faz desse meio de comunicação um atrativo rico e em constante evolução.

Acadêmicas: Marinalva Paes, Márcia Barbosa, Karina Mazuí