segunda-feira, 8 de abril de 2013

INSCRIÇÕES PARA WORKSHOPS DO JORNALISTA FABIO GOMES EM MACAPÁ PODEM SER FEITAS PELA INTERNET

foto: Andenor Gondim


Encontros sobre Jornalismo Cultural e planejamento
de carreira acontecem no MIS nesta semana


Esta semana, o jornalista cultural Fabio Gomes estará realizando dois workshops em Macapá. Na quinta, 11 de abril, o tema é Me Formei, e Agora?, com ênfase no planejamento de carreira. Já no sábado, 13 de abril, o assunto é Jornalismo Cultural 2.0. Ambos os eventos irão acontecer no auditório do MIS-AP (Museu da Imagem e do Som do Amapá), no segundo andar do Teatro das Bacabeiras. As inscrições podem ser feitas, até o dia de cada evento, no próprio MIS, de segunda a sexta, em horário comercial (9h às 12h e das 14h às 18h), ou então através do blog do MIS - http://museudaimagemedosom.blogspot.com.br .

Gaúcho de Porto Alegre, Fabio Gomes formou-se em Jornalismo pela UFRGS em 2001 e criou os sites Brasileirinho (2002), Jornalismo Cultural (2005) e Som do Norte (2009). Desde 2010, mora em Belém. Colaborou com a Rádio América e site Rockazine (ambos de São Paulo), jornal Vaia (Porto Alegre), site Pará Música (Belém), revista Intera e site da Rádio Vertical (os dois de Manaus). Atualmente, é colunista do blog Roraima Rock'n'Roll e colabora com a Folha de Boa Vista. Também atua como assessor de imprensa de artistas e eventos culturais, além de produzir o trabalho de diversas cantoras da região Norte, entre elas Vanessa Rafaelly e Ana Martel, do Amapá. Já participou de debates e ministrou cursos e palestras nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.


No Workshop "Me Formei, E Agora?", Fabio Gomes detalha os conceitos e técnicas empregados em sua revisão de carreira e estabelecimento de objetivos, processo que realizou em 2009 (e que teve como uma das consequências o lançamento de seu blog www.somdonorte.com.br). A ideia de criar o workshop nasceu da constatação de que as faculdades de Comunicação Social não preparam seus alunos para o empreendedorismo ou mesmo para a tendência contemporânea de trabalhar como empregado tendo atitude de empreendedor. "É como se a universidade desse como certo que todos serão empregados em grandes veículos, e ponto", comenta Fabio. Os participantes irão ver vários conceitos, como o estabelecimento de metas, foco, ações-meio e ações-fim, diferencial competitivo e os 5 Valores (Currículo, Experiência, Contatos, Projeção e Remuneração), entre outros, todos ilustrados com exemplos reais. O Workshop Me Formei, E Agora? será realizado no dia 11 de abril, quinta, das 18h30 as 21h30.

Já o Workshop de Jornalismo Cultural parte da experiência de Fabio Gomes à frente do Som do Norte para abordar as mudanças que a internet vem introduzindo neste ramo do Jornalismo. Conforme Fabio Gomes, "a antiga separação entre artista, jornalista cultural e público é cada vez menos visível: artista e público veiculam notícias e opiniões, muitas vezes complementando ou contrapondo o que sai na mídia. O público também deixou de ser passivo e procura interagir tanto com a imprensa quanto com os artistas. Mas a mídia tradicional ainda se mostra um pouco relutante em incorporar as mudanças ocorridas nos modos de fazer e de consumir cultura". O evento se destina a jornalistas que atuem na imprensa na área cultural, profissionais em geral (formados em Jornalismo ou não) que mantenham sites ou blogs direcionados à cultura, produtores culturais e artistas das mais diversas áreas (música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, artes gráficas etc.) Conforme o ministrante, "a atividade é direcionada para aqueles cujo trabalho se relacione, de algum modo, com o jornalismo cultural, e busca elementos para qualificar ou mesmo repensar o que faz." O Workshop Jornalismo Cultural 2.0 será realizado no dia 13 de abril, sábado, das 14 às 17h.


As inscrições para cada Workshop custam R$ 40,00 (com 50% de desconto para estudantes, mediante comprovação). Outras informações com Mary Paes, nos fones 96-9179-4950 ou 8128-5712.



Informações para a imprensa


Produção local
Mary Paes
96-9179-4950 ou 8128-5712

Contatos para entrevistas


Fabio Gomes
91-9907-6456

O ministrante estará
em Macapá a partir da tarde do dia 8/4.