sábado, 8 de janeiro de 2011

08 de Janeiro - Dia do Fotógrafo

Eu comemoro o dia do fotógrafo

Sempre gostei de fotografia. Quando criança passava horas a admirar a imagem dos meus avós maternos numa moldura exposta na parede da sala de estar da nossa casa, nunca os conheci pessoalmente e aquela fotografia era a única referência que eu tinha deles. A partir desta vivência fui me interessando cada vez mais pela fotografia.

Se para mim a fotografia é uma arte, o fotógrafo é um artista capaz de registrar, do mais simples ao mais inusitado momento.

Hoje é possível que qualquer pessoa diga ser um fotógrafo, mas para mim, o bom profissional nesta área, é aquele que além do conhecimento técnico, é capaz de captar a essência daquilo que fotografa. A sensibilidade fotográfica não funciona apenas com o aperto de um botão.

Homenagens

Em Macapá a data não passará em branco. O Foto-Clube homenageia os fotógrafos mais antigos do estado, neste dia 08/01, sábado, a partir da 9h, no Conselho de Cultura do Estado, localizado na Av. Prof. Cora de Carvalho, 1828 – Bairro Central.

Curiosidades:

Muitos comemoraram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias. Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.

No dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto.