quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Clube de Cinema neste sábado


O filme 5x Favela, reúne 05 histórias impactantes, que mostram os diversos aspectos de um mundo onde as pessoas estão sujeitas a terem os seus sonhos interrompidos pela crueza da realidade em que vivem.

Os cinco filmes foram realizados em favelas do Rio de Janeiro, a partir de parcerias com organizações culturais de moradores. São elas: CUFA (em Cidade de Deus), o Nós do Morro (no Vidigal), o Observatório de Favelas (no Complexo da Maré), o AfroReggae (em Parada de Lucas) e o Cidadela/Cinemaneiro (com sede na Lapa, reunindo moradores de várias comunidades da Linha Amarela).

O nome do filme é uma referência à produção já realizada em 1961, produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Sendo que em 2010, a produção
5X Favela - Agora por nós Mesmos é o resultados de oficinas desenvolvidas em comunidades do Rio de Janeiro.

Serviço:

O que: Filme 05 X Favela - Agora Por Nós Mesmos.
Onde: No MIS (Museu da Imagem e do Som) 2º Piso do
Teatro das Bacabeiras

Quando: Sábado, 08/01/2011
Horário: 18h30m

Entrada FRANCA

Sinopse

Episódio 1 - Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos. Episódio 2 - Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente. Episódio 3 - Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa. Episódio 4 - Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa. Episódio 5 - Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.






Assessoria Comunicação do FIM (Festival Imagem Movimento
Fone: 96-8128-5712